Tratamentos

A Comunidade Reviver oferece acolhimento para tratamento em ambiente protegido para a recuperação de usuários de drogas e álcool.

Atendemos mais de 1.400 famílias em 10 anos.

A instituição está localizada no Município de Itapecerica da Serra, com ampla área verde e toda infraestrutura adequada e regularizada com os órgãos públicos, alvarás de funcionamento, corpo de bombeiros, entre outros.

Tratamos o dependente de drogas ou álcool com respeito e dignidade. Nosso desafio é proporcionar ao usuário uma vida de abstinência das drogas a longo prazo.

Fortalecer os vínculos e laços familiares, que por consequência estão fragilizados pelo uso das drogas e do álcool.

Estabelecer o equilíbrio emocional, fortalecer o vínculo como nosso poder Superior, Deus.

A medicina também é fator importante no processo de recuperação, com avaliações pelo médico é possível diagnosticar se há necessidade ou não de medicação.

Tratamento em Comunidade Terapêutica.

Acontece dentro da especialidade e instalações da instituição, tem permanência de médio a longo prazo com estadia que pode ser de 3, 6 ou 9 meses. O programa se concentra em ajudar as pessoas a mudar os seus comportamentos em um ambiente altamente estruturado. Com foco para proporcionar a preparação para um retorno a sociedade com uma vida de abstinência prolongada.

​O modelo concentra-se na “ressocialização” em usar toda a comunidade do programa, incluindo outros residentes e funcionários como componentes ativos de tratamento. A proposta terapêutica é vista em vários contextos dos déficits sociais e psicológicos do paciente, o tratamento se concentra no desenvolvimento de responsabilidade pessoal, bem como a vida socialmente e produtiva. É altamente estruturado, com atividades destinadas em ajudar os usuários a examinar as crenças prejudiciais, autoconceitos e padrões de comportamento destrutivo, e adaptar novas formas mais harmoniosas e construtivas para interagir com a sociedade e familiares.

Aconselhamento individual e em grupo.

O aconselhamento pode ser fornecida ao nível individual ou em grupo. O aconselhamento individual, muitas vezes se concentra em reduzir ou parar o uso da substância, construção de competências, a adesão a um plano de recuperação, social, familiar, e os resultados profissionais/educacionais. Os aconselhamentos em grupo são muitas vezes usados em conjunto com aconselhamento individual para proporcionar um reforço social para busca de recuperação.

Os Terapeutas e Conselheiros fornecem uma variedade de serviços para as pessoas em tratamento para os transtornos por uso de álcool e outras drogas, incluindo a avaliação, o planejamento do tratamento, e aconselhamento. Esses profissionais oferecem uma variedade de terapias. Algumas terapias incluem:

  • A terapia cognitivo-comportamental ensina quem está em tratamento a reconhecer e parar os padrões negativos de pensamento e comportamento. Por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar uma pessoa a estar cientes dos fatores de estresse, situações e sentimentos que levam ao uso de substâncias para que a pessoa possa evitá-los ou agir de forma diferente quando eles ocorrem e assim reforçar os comportamentos positivos.
  • Aumento da motivação para construir e se comprometer com planos específicos para envolver-se em no tratamento em busca da recuperação. É frequentemente utilizado no início do processo do tratamento.
  • Motivação no engajamento no programa de 12 passos, como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos.
  • Busca do fortalecimento Espiritual.

Você Participa dos Cuidados da Recuperação.

Trabalhando juntos, podemos decidir qual pode ser o melhor tratamento, dependendo de seus sintomas, suas preferências pessoais, efeitos dos medicamentos, e outros fatores. 

Em alguns casos, o médico e familiares, dependendo da gravidade do problema podem orientar na assistência na tomada de decisões.

​Medicação.

O uso de medicação, com avaliação do médico, é para tratar os transtornos do uso de drogas e álcool é muitas vezes referido como tratamento assistido com medicação. Neste modelo, a medicação é utilizada em combinação com terapias de aconselhamento comportamentais. Os medicamentos podem reduzir os desejos de uso e outros sintomas (agonias) associados com a privação do uso das drogas ou álcool, as substâncias das medicações ocupam os receptores no cérebro e bloqueiam a sensação ruim e impedem os sentimentos negativos, que passa a ter uma sensação gratificante.

​O tratamento assistido com medicação tem sido utilizado principalmente para o tratamento do transtorno de uso de cocaína, crack e maconha, mas também é usado para transtorno do uso de álcool e alguns outros transtornos por uso de substâncias.

Os medicamentos ajudam a reduzir os sintomas desagradáveis da abstinência e foi mostrado para ajudar os indivíduos com transtornos por uso de álcool e outras drogas a alcançarem uma abstinência prolongada.

Intervenção Involuntária.

A intervenção involuntária fornece cuidados ao usuário de drogas ou álcool que não aceita tratamento, em curto prazo e supervisionado com equipe de saúde visamos proporcionar ao usuário uma estrutura de opções de tratamentos, os terapeutas e familiares podem orientar na tomada de decisões do modelo de tratamento.

​Serviços de suporte de recuperação.

Os serviços de suporte de recuperação são serviços não clínicos que são usados ​​com o tratamento para apoiar o paciente em suas metas de recuperação. Estes serviços são muitas vezes fornecidos pelos colegas, ou outros que já estão em recuperação. (Apoio de pares)

  • Transporte para o tratamento e atividades orientadas para a recuperação;
  • Ajuda na busca de emprego, de ensino e esportes;
  • Apoio espiritual;
  • Grupos de apoio;
  • Estratégias para promover o bem estar e recuperação.

​Apoio de Pares.

Os Pares são indivíduos em recuperação que podem usar suas próprias experiências para ajudar outros que trabalham para a recuperação. Tem também um papel importante como parte de apoio nos grupos de Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos nos programas de 12 passos.

Diferentes Tipos de Tratamentos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de tratamentos e serviços que são eficazes em ajudar as pessoas com transtornos por uso de substâncias.

O sistema de tratamento para transtornos por uso de substâncias é composto de vários componentes de serviços, incluindo o seguinte:

  • Terapia Individual e em grupo;
  • Em regime de internação em Clínicas Terapêuticas;
  • Tratamento sem internação com acompanhamento médico e terapêutico;
  • Medicação;
  • Serviços de suporte de recuperação – Apoio de Pares;
  • Fortalecimento espiritual através da fé;
  • Programa de 12 Passos de NA e AA.

Um tratamento pode não necessitar de acesso a cada um destes serviços, mas cada um desempenha um papel importante. Estes sistemas são incorporados em uma comunidade mais ampla e com o apoio fornecido por várias partes da comunidade que também desempenham um papel importante no apoio à recuperação de pessoas com transtornos por uso de substâncias.